A história completa da Galinha que conquistou as crianças brasileiras e se tornou um fenômeno de licenciamentos.
O projeto Galinha Pintadinha começou no YouTube em 2006 quando Juliano Prado e Marcos Luporini postaram seu primeiro vídeo clipe animado. Esse foi o primeiro passo para começar sua jornada pela internet.
Primeiro show infantil a conquistar audiência através do YouTube no Brasil, agora tem o objetivo de conquistar novos mercados com conteúdo em inglês e espanhol.
O primeiro vídeo clipe recebeu o nome de “Galinha Pintadinha”, e sendo ela super carismática, foi escolhida pelo público para ser a personagem principal. Ela é a estrela dos vídeo clipes, juntamente com outros personagens como a Borboletinha, o Pintinho Amarelinho, o Galo Carijó e a Baratinha.
O vídeo clipe, que era parte de um projeto, foi postado no YouTube para um pitching em um canal de TV infantil, o qual foi rejeitado posteriormente. Alguns meses depois, o vídeo foi descoberto por pais e mães na internet como um conteúdo seguro para bebês e crianças. Após vários pedidos dos pais por novos vídeo clipes, os sócios decidiram correr o risco e continuar com o projeto. Eles abriram uma empresa produtora Bromelia Produções para produzir o primeiro DVD.
No começo, eles não esperavam tamanho sucesso. Eles simplesmente planejaram vender DVDs através de ecommerce como um complemento de suas rendas. Porém, algo inesperado aconteceu de maneira colossal, tornando a Galinha Pintadinha uma das marcas mais bem conhecidas do país.
Foi pelo YouTube que o projeto conquistou pais e crianças entre de 6 meses a 5 anos de idade. Com animações coloridas e músicas fáceis de cantar junto, as crianças dançam e se divertem em frente ao computador, TV, smartphones, tablets e também em teatros.
Como a marca cresceu
YouTube: O lançamento da personagem Galinha Pintadinha foi feito em 2006, como uma opção para canais brasileiros de TV. Hoje o maior canal do YouTube na América Latina com 3 milhões de inscritos e 2 bilhões de visualizações. Conheça o canal.
DVDs: Existem 45 clipes musicais lançados e mais de 2 milhões de DVDs vendidos. O primeiro foi lançado em 2008. O terceiro, lançado em 2012, foi classificado como o segundo maior número de vendas deste ano, atrás apenas da a cantora britânica Adele.
Show ao vivo: Existem atualmente duas produções teatrais com mais de 1 milhão de ingressos vendidos. Eles foram apresentados nas maiores cidades do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo, bem como em outras 20 cidades.
Licenciamento: A marca trabalha com mais de 60 licenciados, com uma média de 800 produtos desenvolvidos. A agência global de licenciamento é a Redibra. As vendas dos varejistas da marca em 2014 reportaram ter alcançado U$300 milhões entrando para o Ranking das 150 maiores empresas licenciadoras do mundo de acordo com a revista License! Global .
Shoppings: Existem 10 eventos em shoppings onde pais podem levar seus filhos para brincar nos espaços temáticos da Galinha Pintadinha.
VOD (Video on demand): Galinha Pintinha está em 14 canais VOD brasileiros.
Facebook: Existem mais de 3.7 milhões de inscritos no Facebook brasileiro.
APPs: Existem mais de 11 milhões de downloads do aplicativo no iOS, Android e Windows Phone nas versões portuguesa, inglesa e espanhola.