Galinha Pintadinha

A história completa da Galinha que conquistou as crianças brasileiras e se tornou um fenômeno de licenciamentos.

O projeto Galinha Pintadinha começou no YouTube em 2006 quando Juliano Prado e Marcos Luporini postaram seu primeiro vídeo clipe animado. Esse foi o primeiro passo para começar sua jornada pela internet.

BRMS-GP01a

Primeiro show infantil a conquistar audiência através do YouTube no Brasil, agora tem o objetivo de conquistar novos mercados com conteúdo em inglês e espanhol.

O primeiro vídeo clipe recebeu o nome de “Galinha Pintadinha”, e sendo ela super carismática, foi escolhida pelo público para ser a personagem principal. Ela é a estrela dos vídeo clipes, juntamente com outros personagens como a Borboletinha, o Pintinho Amarelinho, o Galo Carijó e a Baratinha.

O vídeo clipe, que era parte de um projeto, foi postado no YouTube para um pitching em um canal de TV infantil, o qual foi rejeitado posteriormente. Alguns meses depois, o vídeo foi descoberto por pais e mães na internet como um conteúdo seguro para bebês e crianças. Após vários pedidos dos pais por novos vídeo clipes, os sócios decidiram correr o risco e continuar com o projeto. Eles abriram uma empresa produtora Bromelia Produções para produzir o primeiro DVD.

BRMS-GP02-brNo começo, eles não esperavam tamanho sucesso. Eles simplesmente planejaram vender DVDs através de e­commerce como um complemento de suas rendas. Porém, algo inesperado aconteceu de maneira colossal, tornando a Galinha Pintadinha uma das marcas mais bem conhecidas do país.

Foi pelo YouTube que o projeto conquistou pais e crianças entre de 6 meses a 5 anos de idade. Com animações coloridas e músicas fáceis de cantar junto, as crianças dançam e se divertem em frente ao computador, TV, smartphones, tablets e também em teatros.

Como a marca cresceu

YouTube: O lançamento da personagem Galinha Pintadinha foi feito em 2006, como uma opção para canais brasileiros de TV. Hoje o maior canal do YouTube na América Latina com 3 milhões de inscritos e 2 bilhões de visualizações. Conheça o canal.

DVDs: Existem 45 clipes musicais lançados e mais de 2 milhões de DVDs vendidos. O primeiro foi lançado em 2008. O terceiro, lançado em 2012, foi classificado como o segundo maior número de vendas deste ano, atrás apenas da a cantora britânica Adele.

Show ao vivo: Existem atualmente duas produções teatrais com mais de 1 milhão de ingressos vendidos. Eles foram apresentados nas maiores cidades do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo, bem como em outras 20 cidades.

Licenciamento: A marca trabalha com mais de 60 licenciados, com uma média de 800 produtos desenvolvidos. A agência global de licenciamento é a Redibra. As vendas dos varejistas da marca em 2014 reportaram ter alcançado U$300 milhões entrando para o Ranking das 150 maiores empresas licenciadoras do mundo de acordo com a revista License! Global .

Shoppings: Existem 10 eventos em shoppings onde pais podem levar seus filhos para brincar nos espaços temáticos da Galinha Pintadinha.

VOD (Video on demand): Galinha Pintinha está em 14 canais VOD brasileiros.

Facebook: Existem mais de 3.7 milhões de inscritos no Facebook brasileiro.

APPs: Existem mais de 11 milhões de downloads do aplicativo no iOS, Android e Windows Phone nas versões portuguesa, inglesa e espanhola.